quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Batman Begins

Batman Begins é um filme americano de 2005, baseado no personagem Batman da DC Comics, dirigido por Christopher Nolan. É estrelado por Christian Bale como Batman, junto com Michael Caine, Gary Oldman, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Morgan Freeman, Ken Watanabe, Tom Wilkinson e Rutger Hauer. O filme reinícia a série de filmes Batman, contando a história de origem do personagem, começando pelo medo de Bruce Wayne por morcegos, a morte de seus pais e sua jornada para se tornar o Batman.
Depois de uma série de projetos sem sucesso para reviver Batman na tela grande após do fracasso de Batman & Robin em 1997, Nolan e David S. Goyer começaram a trabalhar no filme em 2003, querendo um tom mais realista e sombrio, com humanidade e realismo sendo a base da história. O objetivo era fazer o público se importar com Bruce Wayne e Batman. O filme contou com proezas tradicionais e miniaturas, computação gráfica foi usada ao mínimo. Um novo batmóvel, chamado de Tumbler, e uma bat-roupa mais móvel foram criadas especificamente para o filme.
Batman Begins foi um sucesso de crítica e bilheteria. Estreiou em 15 de junho de 2005. Arrecadou US$ 48 milhões em sua semana de estréia, arrecadando mais de US$ 372 milhões internacionalmente.Críticos notaram que o medo era um tema comum durante o filme, e afirmaram que ele tinha um tom bem mais sombrio que os filmes anteriores da série.
Um jovem Bruce Wayne cai em um poço e é atacado por morcegos. Bruce acorda de um pesadelo sobre seu passado e descobre que é prisioneiro no Butão. Ele é apresentado a Henri Ducard, que fala por Ra's Al Ghul, líder da Liga das Sombras, e o convida para ser treinado pela elite de vigilantes. A narrativa retorna a infância de Bruce, para noite quando seus pais são assassinados por Joe Chill. Chill é preso e Bruce é levado para casa onde é criado pelo mordomo de sua família, Alfred Pennyworth.
Anos depois, Bruce retorna a Gotham da Universidade de Princeton, com a intenção de matar Chill, cuja sentença está sendo revogada para que ele testemunhe contra o chefe da máfia Carmine Falcone. Antes que ele faça algo, um dos assassinos de Falcone mata Chill. Rachel Dawes, amiga de infância de Bruce e agora assistente do promotor público, fica nervosa pela intenção de Bruce, dizendo a ele que seu pai teria vergonha. Naquela noite Bruce confronta Falcone, que diz que seu império é invencível por causa do medo. Inspirado, Bruce decide viajar pelo mundo, aprendendo sobre o mundo do crime, isso antes que ele mesmo fosse preso por ser um criminoso. Depois do treinamento de Bruce com a Liga das Sombras, Ra's e Ducard contam a ele seu propósito: Liderar a Liga em Gotham para destruí-la, já que ela se tornou corrupta demais para ser salva. Ele recusa ser um assassino e luta com Ra's, queimando o templo e fugindo. Ra's é morto, porém Bruce salva Ducard e retorna para Gotham.
Falcone agora domina a cidade. Bruce pede ajuda ao Sargento James Gordon, um dos poucos policiais honestos de Gotham, e se torna amigo de Lucius Fox, antigo membro da diretoria da Wayne Enterprises. Fox ajuda Bruce a adquirir um carro blindado e um protótipo de roupa blindada. Junto de Alfred, ele acha outra entrada para as cavernas debaixo do poço e cria um tipo de oficina para trabalhar, modificando seu equipamento para se tornar o Batman. Na sua primeira noite como vigilante, ele intercepta um carregamento de drogas, e captura Falcone, dando a Rachel evidencias para incriminá-lo. Falcone e seus homens são enviados para o Asilo Arkham com a ajuda do administrador corrupto do hospital, Dr. Jonathan Crane, que estava pagando Falcone para que ele importasse um alucinógeno para dentro de Gotham. Crane usa essa droga em seus experimentos, aplicando-a em seus pacientes como cobaias. Quando Falcone exige um lucro maior, Crane aplica a droga nele, deixando ele literalmente insano. Enquanto investiga as drogas, Batman encontra Crane, que aplica a toxina do medo nele. Alfred salva o Batman, usando uma anti-toxina formulada por Fox. Crane atrai Rachel para Arkham e mostra a ela que a toxina estava sendo liberada nas águas de Gotham por semanas, e também a infecta. Batman aplica a droga em Crane e salva Rachel, levando-a para sua caverna e dando a ela dois frascos com a anti-toxina, um para ela e o outro para Gordon produzir em massa.
No aniversário de Bruce celebrado na Mansão Wayne, ele é confrontado por Ducard, que revela ser o verdadeiro Ra's Al Ghul, que veio a Gotham para pessoalmente destruir a cidade; ele conspirou com Crane para contaminar as águas de Gotham com a toxina e evaporá-la com um dispositivo roubado da Wayne Enterprises. Depois de Bruce expulsar todos os convidados fingindo estar bêbado, ele e Ra's lutam. Os homens de Ra's colocam fogo na Mansão, libertam todos os pacientes de Arkham, e vaporizam o alucinógeno na atmosfera. Apesar da Mansão Wayne ser destruída, Bruce consegue escapar com a ajuda de Alfred. Ranchel entrega o antídoto a Gordon, e desabilita Crane, agora chamado de Espantalho, com um taser. Batman revela sua verdadeira identidade a Rachel e depois faz Gordon dirigir o Batmóvel para a Torre Wayne, a central do metrô elevado de Gotham. Enquanto Batman confronta Ra's no trem, Gordon destrói os trilhos. Batman destrói os controles e escapa do trem, deixando Ra's Al Ghul para morrer.
Após a batalha, Batman se torna um herói público e Bruce ganha controle da sua companhia; ele demite o antigo presidente, William Earle, e o substitui por Fox. Entretanto, perde Rachel, que não pode amar tanto Bruce quanto Batman. Gordon, agora Tenente, mostra a Batman o Bat-Sinal e menciona um novo criminoso, que deixa na cena do crime cartas do coringa do baralho. Batman promete investigar, e desaparece na noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário